Webdesign

Por que o design responsivo é tão importante?

O design responsivo é a “grande novidade” do web design no momento. Mas se você não é um designer, pode estar se perguntando o que esse termo significa. Você também pode não ter certeza se o site da empresa deve ou não implementar um design responsivo, especialmente se você não entender o conceito.

O design responsivo pode ajudá-lo a resolver muitos problemas para o seu site. Isso tornará seu site compatível com dispositivos móveis, melhorará sua aparência em dispositivos com telas grandes e pequenas e aumentará o tempo que os visitantes passam em seu site. Também pode ajudá-lo a melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Continue lendo para descobrir por que o design responsivo é tão importante para o site da sua empresa e também leia os prós e contras do design responsivo que você deve conhecer antes de investir em um redesenho.

O que é design responsivo?

Primeiro, aqui está uma explicação rápida do design responsivo e como ele funciona. Essencialmente, o design responsivo é uma maneira de montar um site para que ele dimensione automaticamente seu conteúdo e elementos para corresponder ao tamanho da tela em que é visualizado. Ele evita que as imagens sejam maiores do que a largura da tela e evita que os visitantes em dispositivos móveis precisem fazer um trabalho extra para ler seu conteúdo.

O objetivo final do design responsivo é evitar o redimensionamento, rolagem, zoom ou panorâmica desnecessários que ocorrem com sites que não foram otimizados para dispositivos diferentes. Freqüentemente, é muito difícil navegar nesses sites e pode até custar a você clientes em potencial que ficam frustrados em tentar descobrir como fazer algo.

O design responsivo do site também substitui a necessidade anterior de criar um site móvel dedicado para usuários de smartphones. Agora, em vez de criar vários sites para diferentes tamanhos de tela, você pode criar apenas um site que aumenta ou diminui automaticamente para corresponder ao dispositivo em que está sendo visualizado.

Por que você deve investir em design responsivo?

Vivemos em uma sociedade multitela. Por isso, é importante que seu site possa ser visualizado em tantos dispositivos quanto possível, porque você nunca sabe qual dispositivo alguém usará para visualizar seu site.

Estatísticas de sites responsivos sugerem que é aconselhável atrair usuários de desktop e dispositivos móveis. O número de visualizadores móveis agora supera o de desktops, e esse número só continuará a aumentar à medida que a acessibilidade global dos smartphones aumentar.

Além disso, no início de 2015, o Google anunciou que a compatibilidade com dispositivos móveis se tornaria um fator de classificação em seus algoritmos de mecanismo de busca. Isso significava que os sites otimizados para celular perderiam potencialmente algum terreno nos resultados de mecanismos de pesquisa, porque não estariam proporcionando uma boa experiência aos usuários e visualizadores de celulares.

Em resumo, os benefícios de escolher um design responsivo para seu site incluem:

– Custo efetivo
– Flexibilidade
– Melhor experiência do usuário
– Ganhos de otimização de mecanismo de pesquisa
– Facilidade de gerenciamento

Vamos dar uma olhada em cada um desses 5 benefícios para que você possa aprender um pouco mais sobre por que você deve investir em um site responsivo.

1. Efetividade de custo

Manter sites separados para seu público móvel e não móvel pode sair caro. Usando um design responsivo, você pode economizar dinheiro eliminando o custo de pagar por um site móvel. Você só precisará investir em um único design de site para atrair todos os visitantes e todos os dispositivos.

2. Flexibilidade

Quando você tem um site com design responsivo, pode fazer alterações com rapidez e facilidade. Você não precisa se preocupar em fazer alterações em dois sites. Essa flexibilidade é uma grande vantagem quando você deseja apenas fazer um ajuste rápido no design ou corrigir um erro de digitação em seu site – você só precisa fazer isso uma vez.

3. Experiência do usuário aprimorada

A experiência do usuário é crucial para os proprietários de sites. Você deseja que as pessoas gostem do seu site e que seja fácil de usar para convencê-las a voltar. Se alguém visitar seu site em um dispositivo móvel e ele demorar uma eternidade para carregar ou se suas fotos não tiverem a resolução adequada, isso pode fazer com que sua empresa pareça pouco profissional.

Ninguém quer fazer negócios com um lugar que não seja profissional. Mas o design responsivo, que oferece uma experiência do usuário muito melhor, pode ajudar a convencer as pessoas a dar uma chance à sua empresa. Como o zoom e a rolagem serão eliminados, o conteúdo poderá ser visualizado mais rapidamente e a impressão geral que os visitantes terão será muito mais positiva.

4. Ganhos de otimização de mecanismo de pesquisa

A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é uma estratégia usada por muitas empresas para ajudar a se impulsionar nos rankings da página de pesquisa do Google. Quanto mais perto você estiver do topo, maiores serão as chances de os clientes em potencial encontrarem você.

O design responsivo pode ajudar no SEO porque o Google, conforme mencionado, dá preferência a sites que são compatíveis com dispositivos móveis. Em combinação com outros fatores de SEO, a capacidade de resposta pode ajudar a dar um grande impulso nos resultados do mecanismo de pesquisa.

5. Facilidade de gerenciamento

A maioria das empresas, especialmente as menores, não tem muito tempo para atualizar ou atualizar a aparência de seu site. Mas, em vez de ter que contratar um designer para lidar com todos os aspectos do seu site, o design responsivo permite que você faça as alterações por conta própria, com rapidez e facilidade.

Além disso, com apenas um site, outros elementos de seu marketing serão muito mais fáceis de gerenciar. Você nunca terá que se perguntar se deve vincular o site para celular ou desktop em uma atualização de mídia social, ou se todos os seus links de redirecionamento funcionarão ou não para levar os visitantes certos ao site certo. A capacidade de resposta elimina grande parte do estresse de gerenciar um site de negócios.

Adote um design responsivo para seu site

Se as histórias de sucesso de um site responsivo não o convencerem a fazer a mudança nesta forma de design, deixe a economia de tempo e custo convencê-lo. O design responsivo é uma parte importante de qualquer estratégia web moderna – e deve fazer parte da sua também.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *